quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Times mineiros são potência do futebol brasileiro

Definitivamente, Minas Gerais, estado conhecido por seus grandes clubes como : Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro, tem roubado, nos últimos anos, a antiga hegemonia do eixo RJ-SP. Isso porque, de 2010 pra cá, os clubes mineiros disputaram as principais competições continentais e nacionais. Ao todo, nos últimos seis anos, foram:

3 vice-campeonatos brasileiros ( dois do Atlético MG - 2012/2015 e um do Cruzeiro - 2010)
 2 títulos brasileiros ( ambos conquistados pelo Cruzeiro nos anos de 2013/14)
 1 Copa do Brasil conquistada pelo Atlético MG em 2014 contra o arquirrival Cruzeiro.

  O time cinco estrelas deu longos passos em busca do tri da América em 2009, passou perto, resvalou na trave. Chegou à final e foi derrotado no Mineirão, pelo Estudiantes- ARG. Ali começavam novos e vitoriosos capítulos para o futebol mineiro. Já no ano do tri-campeonato brasileiro celeste (2013), o galo venceu sua primeira Taça Libertadores da América, um feito inédito para o clube, que engrandece ainda mais nosso futebol.
Em 2016 a história se repete, o alvinegro tem boas possibilidades de novamente conquistar o Campeonato Brasileiro, no momento, ocupando a terceira colocação, restando ainda sete rodadas para o fim.
Na Copa do Brasil, os dois maiores clubes do estado disputam a semi-final contra Grêmio e Internacional ( Cruzeiro x Grêmio / Atlético x Internacional), o que pode acarretar numa possível reedição na final entre os dois clubes mineiros, como ocorrido em 2014.
Outro fato interessante é a presença de mais dois clubes na série A do Brasileiro representando Minas Gerais. Em 2008 foi a última vez que isso aconteceu. Na oportunidade, o Ipatinga Futebol Clube chegar à elite do futebol nacional. No final, a equipe do Vale do Aço terminou a competição em vigésimo lugar.
O América-MG, deca-campeão mineiro, retornou à primeira divisão nos últimos anos em duas oportunidades (2011 e 2006), algo que não acontecia desde 1979. Na série B, novos participantes mineiros ganharam espaço: o Boa Esporte disputou a competição em 2011 (terminou em 7º lugar) e retornará no ano de 2017. Já em 2016, será a vez do Tupi, de Juiz de Fora. Ou seja, cada vez, novos clubes mineiros passam a ganhar destaques por suas façanhas nas primeiras divisões do futebol brasileiro. Mais do que nunca, Minas Gerais nunca esteve tão bem representada no cenário futebolístico nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário