quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Os convocados que a torcida espera para a seleção

     É de se notar a decepção de inúmeros torcedores e acompanhantes do futebol com as convocações da seleção brasileira, isto porque, apesar dos ótimos resultados obtidos recentemente com Tite, alguns nomes são questionados. Analisemos posição por posição:
     Entre os goleiros, Diego Alves, destaque do Valência, ficou de fora de todas as pré-listas do atual treinador, com Dunga chegou a ser convocado. O goleiro é considerado por muitos o melhor goleiro brasileiro na atualidade, e obteve campanhas de destaque até mesmo em times de menor expressão, entre eles o Almería da Espanha. Entre os que foram convocados ( Alisson - Roma, Weverton- Atlético PR, Alex Muralha- Flamengo), o segundo era esperado como forte nome para ganhar a titularidade, após a vitóriosa passagem pela seleção olímpica, medalhista de ouro. Alisson é o atual titular da posição.
     Na zaga os questionamentos deixaram de existir em grande parte devido a  recente convocação de Thiago Silva, com muitos anos de destaque na Europa, o defensor foi cobrado por muitos na lista. Após a eliminação na Copa América em 2016 para o Paraguai, Thiago foi incessantemente cobrado após cometer o pênalti que gerou o gol de empate do adversário, que acabou acarretando na eliminação da seleção brasileira na ocasião. Pouco a pouco, Tite disse regularizar a situação para que inclusive, ele seja o titular da posição, formando dupla com Miranda. O lado bom, é que Miranda e Marquinhos, vêm feito ótimo trabalho até aqui, o companheiro de PSG de Thiago, é figura carimbada na seleção, apesar da pouca idade.
     Pelas laterais também não há grandes problemas, poucos nomes ainda não convocados, são cobrados. Dentre eles, Zeca do Santos, o titular da lateral direita nos jogos olímpicos, é referência também no Campeonato Brasileiro, Estar ao menos entre os convocados é visto para muitos como uma realidade, o outro lateral direito convocado é Fágner do Corinthians. Contudo, Daniel Alves (Juventus) e Marcelo (Real Madrid), são titulares quase que absolutos das posições, o lateral merengue no entanto se recupera de lesão e cede lugar a Filipe Luís. O lateral Douglas Santos (ex Atlético MG), também foi citado como um possível nome na lista.
     No meio-campo existe de fato os maiores questionamentos. certos nomes como Paulinho, Giuliano e Oscar ainda não fizeram grandes atuações pela seleção em convocações anteriores ou não jogam em grandes clubes, o que viabiliza pouco convencimento por parte de torcida e imprensa.
Alguns jogadores que já foram convocados e que vem de grande temporada não foram lembrados, é o caso de Lucas Moura (PSG), Wallace (Grêmio) e Paulo Henrique Ganso (Sevilha).
     Para o ataque, o principal nome cobrado é Luan do Grêmio, destaque na reta final das Olimpíadas, o jogador foi mencionado como o principal pivô para o crescimento da seleção rumo ao ouro inédito. Após bons jogos também pelo Campeonato Brasileiro, seu nome era esperado, o que acabou sendo uma decepção para muitos.

     Veja a atual lista de convocados abaixo:

Goleiros
Alisson (Roma-ITA)
Alex Muralha (Flamengo)
Weverton (Atlético-PR)

Zagueiros
Gil (Shandong Luneng-CHN)
Marquinhos (PSG-FRA)
Miranda (Inter de Milão-ITA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Laterais
Daniel Alves (Juventus-ITA)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP)
Marcelo (Real Madrid-ESP)

Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fernandinho (Manchester City-ING)
Oscar (Chelsea-ING)
Giuliano (Zenit-RUS)
Lucas Lima (Santos)
Paulinho (Guangzhou Evergrande-CHN)
Philippe Coutinho (Liverpool-ING)
Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN)
Willian (Chelsea-ING)

Atacantes
Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)
Roberto Firmino (Liverpool-ING)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Neymar (Barcelona-ESP)




Nenhum comentário:

Postar um comentário