terça-feira, 19 de setembro de 2017

Os maiores clássicos do Brasil


O país do futebol respira futebol de Norte a Sul, quanto a isso, não resta a menor dúvida. Por aqui temos imensas rivalidades, algumas delas consideradas por sites de relevância mundial como uma das maiores do mundo. De tal forma, fizemos um ranking com os 10 maiores clássicos do Brasil:

1- Grêmio x Internacional


O famoso Grenal foi considerado por uma revista inglesa o maior clássico do Brasil e também o oitavo do mundo. Foi disputado pelo primeira vez em 1909 e conta com uma superiorade do colorado no número de vitórias (146 e 123), o que aumenta ainda mais a rivalidade entre os clubes. Porém, a marca principal dos clássicos é  a favor do tricolor gaúcho, que conta com uma vitória daquelas no plantel: 10 a 0 logo no primeiro clássico em 1909. Outro fator interessante é a sequência de títulos consecutivos do Internacional no Campeonato Gaúcho, são seis anos de invencibilidade, 2010 foi o último ano que o Grêmio levantou a taça do torneio.

2- Palmeiras x Corinthians


Equilíbrio é a palavra-chave para resumir tal confronto, apesar das divergências para definir a quantidade certa de cada equipe no confronto direto, ambas as fontes realçam pouquíssima vantagem entre um e outro. O site 90 minutos por exemplo, coloca uma vantagem alvi-verde por cinco vitórias (125 a 120), já outros colocam a vantagem um pouco maior (121 a 115), porém, de fato são uma pequena vantagem para o Palmeiras. A maior goleada do confronto é palmeirense ( 8 a 0 em 1933). Não é necessário viver em SP ou mesmo torçer para algum dos times para entender essa rivalidade. Isso porque, as gozações são frequentes desde sempre, o timão foi campeão mundial em 2000 sem ter sido campeão da Libertadores, já o Palmeiras se sagrou campeão sul-americano em 1999, mas não possui título mundial, esse é o principal embate entre as equipes.

3-Atlético MG x Cruzeiro


O superclássico mineiro é dos mais antigos e tradicionais jogos do Brasil. Alguns fatores apimentam ainda mais esse clássico, como por exemplo as duas goleadas (uma de cada lado) que possibilitam chamar o rival de freguês. A primeira delas aconteceu em 1927, quando o Cruzeiro ainda era conhecido como Palestra Itália, na ocasião vitória alvinegra por 9 a 2. Já a mais recentes delas ocorreu em 2011, na última e decisiva rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, o clube celeste venceu por 6 a 1 e livrou-se do rebaixamento graças a vitória sobre o rival. Nas finais do mineiro de 2008 e 2009 ocorreram duas goleadas cruzeirenses, ambos por 5 a 0, na época o time era comandado por Adilson Batista. Em 2014 uma conquista história marcou a história do galo, venceu o arquirrival dentro do Mineirão por 1 a 0, sagrando-se campeão do Copa do Brasil. A diversidade númerica quanto ao número exato de vitórias entre as equipes também alimenta o clássico, de acordo com o Atlético ao todo são 191 vitórias e 158 derrotas sofridas. Pelo lado celeste a conta é um pouco mais apertada, pois seriam apenas 178 vitórias do rival contra as mesmas 158 vitórias do time azul.

4-Flamengo x Fluminense


Entre os clássicos cariocas, esse é de fato o maior e mais conhecido deles. O próprio apelido do confronto (Fla-Flu) comprova isso, assim como o Grenal, esse junção de termos entre os dois clubes que o disputam é conhecida por todo o Brasil. Flamengo e Fluminenses juntos carregam na história 62 títulos estaduais ( 32 do rubro-negro e 30 do tricolor carioca), motivo de sobra pra explicar a tradicionalidade do confronto. Além disso, se até 2007 o time das Laranjeiras detinha o maior número de conquistas do Carioca, no ano seguinte esta marca foi igualada pelo rival. De lado pra cá esse número foi até mesmo superado conforme dito anteriormente.


5- Corinthians x São Paulo


 Acontecendo pela primeira vez em 1930, o clássico é conhecido como Majestoso. Reúne duas das maiores equipes do futebol brasileiro e com o maior número de torcedores entre os clássicos brasileiros, já que é disputado pela segunda e terceira maior torcida do Brasil. Já decidiram títulos importantes na história, como o Campeonato Brasileiro de 1990 e a Recopa Sul-Americana de 2013, ambas com vitória do timão. As duas equipes também possuem goleadas  históricas sobre o rival, o tricolor aplicou 6  a 1 em 1933, e sofreu o mesmo placar em 2015, ano no qual o Corinthians se tornou campeão brasileiro.


6 - Flamengo x Vasco


O clássico das multidões é um dos mais importantes do país, pois reúne tradicionalidade, torcida e títulos. Para se ter uma ideia, Vasco e Flamengo já decidiram nada menos que 22 títulos cariocas, com 12 conquistas Cruz-maltinas e 10 rubro-negras. Em 2016 protagonizaram também a primeira disputa por título nacional, a Copa do Brasil de 2006, o Flamengo acabou sagrando-se campeão. A eterna disputa entre seus maiores jogadores da história também alimenta o confronto, se por um lado o Flamengo teve Zico, o Vasco teve Roberto Dinamite como eterno ídolo, ambos os jogadores marcaram história nos clubes.

7 - Bahia x Vitória


 O clássico Ba-Vi é daqueles que todo apreciador do futebol gosta de ver, pois reúne equipes com torcida fantásticas e jogos daqueles que valem tudo. Pode-se dizer que na história do confronto e em questão de títulos, o Bahia é mais tradicional e superior, além de dois brasileiros conquistados, possui ao todo 43 títulos baianos, contra 26 do rival. Ampla superioridade por sinal. Por outro lado, nos últimos doze últimos estaduais, nove foram conquistado pelo Leão da Barra, o que mostra o bom momento do clube, que em 2016 é o único representante baiano na série A do Campeonato Brasileiro.


8- Coritiba x Atlético Paranaense


O Atletiba além de um dos maiores jogos da região sul do país, é visto em todo o Brasil como um das rivalidades também. O confronto coloca frente a frente 56 títulos estaduais ( 33 do Coxa contra 23 do Furacão ). O ano de 2016 promete, além de ter sido a oportunidade dos maiores clubes do estado disputarem a primeira divisão do futebol brasileiro, pode culminar na classificação do Atlético para a Libertadores com o novo G6. O último confronto entre as equipes mostrou a supremacia do rubro-negro na temporada, no placar agregado 5 a 0 na final do estadual, algo inesperado em um clássico de tamanho peso. A briga do Coritiba para escapar da segunda divisão em 2016 provoca ainda mais discussão entre os rivais, já que o seu arquirrival passa por momento oposto na tabela.


9 - Paysandu x Remo


O Re-Pa é clássico com maior número de partidas disputadas em todo o Brasil e no mundo, são nada mais e nada menos que 737 jogos entre as equipes no total. A rivalidade é explicada também na hegemonia de ambas as equipes em títulos estaduais, são 86 ao todo. Nenhum outro clássico do Brasil reúne tantos títulos estaduais acumulados. São 44 triunfos do alvi celeste e 42 para o remistas. O último campeão que fora esses dois clubes foi em 2011, faz tempo em ! Outro fator de ampla destaque é o empate técnico na distribuição entre as duas torcidas no estado do Pará ( aproximadamente 14% de cada ). Na última disputa entre as equipes no  Paraense deu Papão, 4 a 1 nas penalidades, após 1 a 1 no tempo normal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário