sábado, 30 de setembro de 2017

Cruzeiro : os segredos do penta-campeão da Copa do Brasil

Na última quarta-feira, 27 de Setembro de 2017, o Cruzeiro Esporte Clube sagrou-se penta-campeão da Copa do Brasil. Comandado pela experiente Mano Menezes, a equipe celeste tem por principal destaque o coletivo. Isto é, a força do grupo, em geral, é muito mais valiosa em si que um jogador ou outro especificamente do elenco.

Importância dos juniores


Sendo assim, as categorias de base do clube têm importante papel para a qualificação do elenco, uma vez que, dos 33 jogadores que fazem parte do plantel, 12 são crias da casa. São eles : goleiros ( Rafael, Lucas França e Lucão), zagueiros (Murilo e Arthur), meias (Lucas Silva, Lucas Nonoca, Élber e Alex), atacantes (Judivan, Raniel e Alisson).

Dos 11 considerados titulares por Mano Menezes, apenas dois atuaram em praticamente todos os jogos da raposa como titulares, são eles : Murilo (zagueiro) e Alisson. Devido à necessidade de poupar boa parte dos atletas por conta de várias competições sendo disputadas ao mesmo tempo, entre elas, Copa do Brasil, Copa da Primeira Liga e Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro utilizou 9 dos 12 atletas nessas competições. Os únicos que ainda não entraram em campo ainda nesta temporada são : Lucas França e Lucão (goleiros) e Judivan (atacante), que voltou de lesão justamente contra o Flamengo, no jogo da volta, pela final da Copa do Brasil.

Cruzeiro x Joinville - time alternativo


Na semi-final da Copa da Primeira Liga, o Cruzeiro acabou derrotado pelo Joiville através das penalidades (3x1), mas utilizou-se da oportunidade para implementar um time alternativo, onde testou, inclusive, novos atletas da base que, no futuro, podem acabar subindo em definitivo. Foram eles : Lucas Soares (lateral-direito), Vitinho (lateral-direito), Ronaldo (zagueiro), Eduardo (meia), Careca (meia), Nickson  (meia) e Vander (meia). Deste jogadores, apenas dois chegaram a atuar como titular, no caso, apenas Nickson e Vander. 

Ou seja, desde muito tempo não se havia prestigiado tanto as categorias de base. Para se ter uma ideia, só em 2017, quatro atletas já subiram em definitivo, mas muitos outros podem acabar permanecendo entre os profissionais, como por exemplo, os que já compuseram o elenco, mesmo que no banco, em outras competições, como a Primeira Liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário